sábado, 23 de janeiro de 2010

Aula de Cidadania


Na passada Quarta-feira a minha turma iniciou o módulo 2 de cidadania.

A meio da aula surgiu um debate. Sobre problemas do mundo, houve logo participação por parte dos meus colegas, que rapidamente chegaram aos problemas ambientais e monetário de alguns países
Respeitei a opinião deles. E logo de seguida a professora pergunta o que se pode fazer para mudar isso. Com a mesma rapidez surgem as sugestões, filtros nas chaminés das fábricas, carros eléctricos etc... Mas para isso é preciso dinheiro. E ele vem de onde? Tanto desaparece, e vai para onde?
Surge me uma questão. O que podemos nós fazer quando os lideres mundiais ditos "senhores do planeta" dão mais valor a um pedaço de metal ou papel do que ao planeta onde vivem. Esquecem-se que os filhos deles vão viver no lixo que eles deixarem. Em relação ao dinheiro o tal pedaço de metal, surge me outra questão.
Como é possível uma coisa criada pela mão do homem ter mais valor que ele próprio? Poderá a humanidade estar em risco, com o aumento da tecnologia? Sim porque se um pedaço de metal dita as nossas posses, imaginem... Acho que a humanidade pode vir a ser controlada mas isso é outra "história".
Voltando de novo aos filtros nas fábricas e carros eléctricos. Ambos não são soluções eficazes, por exemplo, também se fabrica energia eléctrica com recursos fosseis e a produção de CO2 para a fabricar é muito maior. Acho que a opção mais correcta é carros movidos a hidrogénio e usar os transportes públicos o mais possível A ideia de "carsharing" também é uma boa aposta na minha opinião. em relação aos filtros, não pudemos ainda fazer melhor o ideal era reduzir o consumismo.

Sem comentários: